analyst-300x169

Por que o empreendedorismo é cada vez mais buscado no Brasil

Já comentamos em nossos canais recentemente sobre como o empreendedorismo tem aumentado exponencialmente no Brasil. Em 2020, o país deve atingir um número recorde de empreendedores iniciais – aqueles que têm no máximo 3,5 anos de abertura de um negócio próprio. E a grande pergunta que fica é: por que essa solução ganha cada vez mais adeptos por aqui?

Não há dúvidas de que, neste ano, a situação tenha apresentado proporções acima da realidade pelo fato de o empreendedorismo ter sido uma alternativa frente à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Mas também é inegável que os números de novos empreendimentos no Brasil vinham aumentando e muito antes disso também.

Por outro lado, também é preciso admitir que o país vive crise económica pelo menos desde 2014, quando as questões políticas tomaram proporções mais fortes. Desde então, o brasileiro provou que sabe buscar alternativas em momentos de incerteza como esses. Segundo o Sebrae, de 2014 até o final de 2018, mais de 11 milhões de empresas foram criadas neste contexto de aumento no desemprego.

Outros fatores que justificam a intensa procura pelo empreendedorismo no Brasil se dão por motivos de satisfação pessoal: ao iniciar um negócio próprio, você pode conquistar a sua independência financeira e “pensar mais alto”, o que é mais difícil de acontecer enquanto funcionário de uma empresa.

Ao ser um empreendedor, além de não viver no risco de saber que pode ser demitido a qualquer momento, você também passa a poder desenvolver o seu próprio método de trabalho de forma independente, sem ficar preso a normas empresariais com as quais pode não concordar. Ainda, você tem toda a liberdade para poder trabalhar com o que gosta e o que faz sentido em sua vida.

Esses são alguns dos motivos mais notados pelos quais as pessoas buscam empreender em nosso país. Você se identifica com algum desses pontos?

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment