2

Franquia vs licença: qual a melhor escolha para investir?

Se você chegou até aqui deve entender o difícil processo de começar um negócio do zero. E exatamente por isso está procurando negócios com menores riscos e já consolidados no mercado para investir e encontrou as opções de franquia e licença.

Mas você sabe as diferenças entre uma e outra? Se não, fica tranquilo(a) que aqui explicamos tudo para você não se frustrar na hora de escolher o modelo de negócio que é melhor para você!

Franquias

Investir em uma franquia é a escolha certa se você busca por um suporte completo e personalizado. A dinâmica desse modelo de negócio se baseia, basicamente, na concessão do direito de uso de uma marca. Nesse sentido, você venderá exclusivamente o produto ou serviço específico daquela marca.

A palavra chave quando falamos de franquia é padronização.  É indispensável, em termos desse modelo de negócio, o uso da mesma identidade visual, atendimento e todos os demais fatores de identificação da marca.

Uma das maiores vantagens de investir em uma franquia é, certamente, o total apoio e suporte no gerenciamento da operação. Aqui na Neo Delivery mesmo, por exemplo, contamos com uma equipe interna e disponível nos mais variados assuntos: consultoria, marketing, jurídico, e-commerce, entre outros.

A partir do momento que você se torna franqueado você recebe todo o treinamento para iniciar a operação da forma mais completa e eficaz.

Outras vantagens das franquias são:

– Investidor será dono do negócio

– Suporte total e permanente

– Plano de marketing bem definido

– Menor risco de prejuízo, pois segue um modelo já estabelecido e testado

– Região de atuação territorial exclusiva

– Transferência de know-how e manuais de operação

Licença

Já no formato de licença, o empresário passa a adquirir uma marca e pode associá-la a um produto ou serviço. Porém, essa aquisição será por tempo determinado, cuja vigência é especificada no contrato.

A maior diferença da licença para a franquia se dá no fato de que não é oferecido um modelo de gestão e nem um formato adequado para a operação. Sendo assim, o investidor será o responsável por todos os cálculos operacionais do negócio assim como encontrar fornecedores, desenhar o perfil de atuação e etc.

Outras vantagens da licença são:

– Investimento inicial menor

– Mais autonomia na gestão do negócio

– Utilização de outras marcas sem exclusividade

– Contrato de menor duração e menos cobranças entre as partes

– Maior criatividade na unidade, fazendo mudanças quando julgar necessário

Conclusão

Segundo a Associação Brasileira do Franchising (ABF), nos dois primeiros anos pós abertura de uma franquia, a taxa de mortalidade é de apenas 5%. Por esse e outros motivos, que já foram mencionados brevemente acima, as franquias são consideradas a receita para o sucesso e é uma escolha considerada segura e estável, mesmo em momentos de crise econômica.

Apesar disso, o investimento inicial maior, a autonomia limitada e a maior fiscalização e rigor técnico podem ser um obstáculo para aqueles que buscam mais liberdade.

Da mesma forma, a licença pode ser uma alternativa para aqueles que não prezam por um suporte mais completo.

No entanto, é importante lembrar que ao adquirir uma licença o investidor atua apenas como um representante do negócio e corre mais riscos, visto que é um negócio mais instável devido a falta de uma padronização consolidada.

A partir disso é possível perceber que cada tipo de negócio se baseia em um perfil específico de investidor.

Agora, se você tem um perfil empreendedor, habilidades em atendimento ao cliente, conhecimento de informática, tempo para se dedicar ao negócio e conhece bem a cidade onde mora, te convido a conhecer a Neo Delivery. É só clicar aqui e preencher com os seus dados que o nosso consultor de expansão está disponível agora para conversar com você.

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment